SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1AIDS prevention among undergraduate studentsMediator's and visually impaired child's behaviors during assisted assessment of cognitive abilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

KERBAUY, Rachel Rodrigues. As emoções na saúde e na doença: armadilha ou descrição de processo?. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 63-70. ISSN 1413-389X.

As emoções ou sentimentos são explicados por diversas teorias psicológicas e algumas delas procuram apresentar modelos que facilitariam sua compreensão para os pesquisadores e clínicos. Os terapeutas comportamentais com uma postura behaviorista radical consideram que o que as pessoas sentem é tão importante quanto o que elas fazem, por esclarecer o papel do ambiente presente e passado. No entanto, o relato das condições corporais descritas com uma denominação emocional resulta de operações de estímulos e, portanto, a análise das contingências é que permite compreender o processo em curso. A emoção é, então, uma condição do organismo que altera vários itens do comportamento tanto na forma como na freqüência, precisando o terapeuta e cliente buscarem as relações ambientais com as quais o cliente estiver em contato. Pretende-se discutir essas questões através de exemplos clínicos e respaldo na literatura da área.

Keywords : emoção; terapia comportamental; análise funcional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )