SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A prevenção da AIDS em universitáriosComportamentos do mediador e da criança com deficiência visual na avaliação assistida de habilidades cognitivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

KERBAUY, Rachel Rodrigues. As emoções na saúde e na doença: armadilha ou descrição de processo?. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 63-70. ISSN 1413-389X.

As emoções ou sentimentos são explicados por diversas teorias psicológicas e algumas delas procuram apresentar modelos que facilitariam sua compreensão para os pesquisadores e clínicos. Os terapeutas comportamentais com uma postura behaviorista radical consideram que o que as pessoas sentem é tão importante quanto o que elas fazem, por esclarecer o papel do ambiente presente e passado. No entanto, o relato das condições corporais descritas com uma denominação emocional resulta de operações de estímulos e, portanto, a análise das contingências é que permite compreender o processo em curso. A emoção é, então, uma condição do organismo que altera vários itens do comportamento tanto na forma como na freqüência, precisando o terapeuta e cliente buscarem as relações ambientais com as quais o cliente estiver em contato. Pretende-se discutir essas questões através de exemplos clínicos e respaldo na literatura da área.

Palavras-chave : emoção; terapia comportamental; análise funcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )