SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Emotions in health and illness: are they a trap or the description of a process? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ENUMO, Sônia Regina Fiorim; CUNHA, Ana Cristina Barros da; PAULA, Kely Maria Pereira de  and  DIAS, Tatiane Lebre. Comportamentos do mediador e da criança com deficiência visual na avaliação assistida de habilidades cognitivas. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 71-84. ISSN 1413-389X.

A avaliação assistida, como nova proposta teórica e metodológica, tem se mostrado eficiente no diagnóstico psicológico. Uma das necessidades dessa área refere-se à avaliação da interação entre o mediador e a criança durante a testagem dinâmica, que inclui as fases sem ajuda, assistência e manutenção. Este trabalho pretendeu definir e descrever os comportamentos do mediador e da criança com deficiência visual, na situação de avaliação assistida de habilidades cognitivas. A partir do registro em vídeo-tape de 11 sessões de 25 minutos cada, foram descritos comportamentos verbais e não-verbais, durante a aplicação da Prova de Exclusão de Figuras Geométricas, com 4 crianças pré-escolares, e do Jogo de Perguntas de Busca de Figuras Geométricas para Deficientes Visuais, com 7 crianças em fase de alfabetização. As categorias propostas mostraram-se adequadas à descrição dos comportamentos do mediador e das crianças, permitindo identificar as estratégias de ensino utilizadas, especialmente na fase de assistência.

Keywords : avaliação assistida; deficiência visual; comportamentos de mediação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )