SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3The school role in AIDS prevention: how teachers and principals evaluate the programs?Narrative inquiry and psychoanalysis: searching the body-without-organs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SANTOS, Maria de Fátima de Souza  and  ALMEIDA, Ângela Maria de Oliveira. Práticas sociais relativas ao idoso. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.3, pp. 221-228. ISSN 1413-389X.

Baseando-se nos resultados obtidos em diferentes pesquisas, este artigo discute a relação entre as representações sociais sobre a velhice e sua relação com as práticas sociais relativas ao idoso. Estudos realizados, em contexto urbano brasileiro, demonstram que os significados atribuídos por diferentes grupos sociais a essa fase do desenvolvimento organizam-se em torno do eixo doença/dependência física e mental. A velhice saudável é compreendida como exceção à regra. Ela é avaliada, a partir do modelo adulto, considerado como o ponto optimal do desenvolvimento e, nessa comparação, compreendida como uma fase de perdas e regressões. A idade termina por restringir o espaço social do sujeito, na medida que traz, "naturalmente", a incapacidade e a inutilidade. Tais idéias parecem nortear e justificar práticas sociais de exclusão, seja por meio da "infantilização" do idoso, traduzida em práticas de superproteção, seja por meio da desconsideração de suas opiniões, idéias e sentimentos, levando ao isolamento do sujeito.

Keywords : representação social; práticas sociais de exclusão; velhice.

        · abstract in English     · text in Portuguese