SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Práticas sociais relativas ao idosoTeses e dissertações de educação e psicologia: formação de recursos humanos para educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

TEIXEIRA FILHO, Fernando Silva. Pesquisa narrativa e psicanálise: em busca do corpo-sem-órgão. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.3, pp. 229-248. ISSN 1413-389X.

O artigo fala da estigmatização de pessoas nascidas com uma condição física, clinicamente, denominada extrofia vesical. Investigando o modo como essa condição é apropriada pelas práticas médicas, assistencialistas, familiares e educacionais, concluiu-se que elas colocam o(a) seu (sua) portador(a) no lugar de "excluído" da norma-padrão. Assim, respectivamente, para a medicina, essa condição é rotulada como "anomalia genética", para a religião, como "mistério divino", para a família, como "desgraça" e, para a escola, como "excepcionalidade". Estar em um desses lugares (ou em todos), faz com que essas pessoas se sintam limitadas em seus agenciamentos. Utilizando a narrativa de vida como método de pesquisa em psicanálise, sugerimos uma "fórmula" de desarticulação desses rótulos: a desnaturalização, cuja propriedade é a instauração de uma corp@logia, isto é, de uma clínica dos afetos e das linhas-de-fuga que atravessam um corpo-sem-órgãos para nele abrir caminhos para novos agenciamentos.

Palavras-chave : pesquisa narrativa; estigmatização; malformação congênita; método de pesquisa em psicanálise; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português