SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Pesquisa narrativa e psicanálise: em busca do corpo-sem-órgãoProblematizações sobre o virtual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FERREIRA, Júlio Romero et al. Teses e dissertações de educação e psicologia: formação de recursos humanos para educação especial. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.3, pp. 249-259. ISSN 1413-389X.

A análise de 419 teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas em programas de educação e de psicologia oferecidos por 27 universidades brasileiras, sobre educação especial, revelou que 68 (16,3%) tematizaram a questão da formação de recursos humanos - profissionais e familiares. Os trabalhos dirigiram-se à formação inicial e continuada do educador ( 50% do total), a equipes multiprofíssionais ( 14%), a outros profissionais de áreas relacionadas à educação especial ( 29%) e a familiares(7%). Os estudos apontaram limitações na formação inicial dos educadores especializados e não-especializados, quer pelo distanciamento da realidade educacional, quer pela insuficiência ou inadequação de conteúdos/práticas referentes às necessidades especiais. A importância e resultados positivos de programas de formação continuada junto a profissionais, paraprofissionais e familiares foram apontados nos trabalhos.

Palavras-chave : educação especial; teses [dissertações]; formação de recursos humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português