SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Teses e dissertações de educação e psicologia: formação de recursos humanos para educação especialDisturbios de leitura: teoría e diagnóstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CANABRAVA, Vera Lúcia Giraldez. Problematizações sobre o virtual. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.3, pp. 261-267. ISSN 1413-389X.

Por meio do tema Problematizações sobre o virtual, vamos enfocar dois problemas nos modos de conceber o virtual e suas conseqüências na produção da subjetividade: virtual como infinito e virtual como possível. Essa reflexão opera com algumas das problematizações decorrentes das questões trazidas pelas novas tecnologias de informatização, aquelas que discutem a produção do real, em especial, as que tratam da Inteligência Artificial. Com esse objetivo, vamos utilizar o filme "MATRIX", produção americana dos irmãos Larry e Andy Wachowski, de 1999. O filme constrói uma guerra de vida e morte entre a matrix e os humanos. Alguns dos problemas priorizados pelos autores, como a hibridização, já estavam postos em "BLADE RUNNER " e em "2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO", enquanto "MATRIX" traz novas questões sobre o tema.

Palavras-chave : problematizações sobre o virtual; virtual como infinito e virtual como possível; inteligência artificial; Matrix.

        · resumo em Inglês     · texto em Português