SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Problematizações sobre o virtualPsicologia evolucionária e desenvolvimento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PAIVA, Maria das Graças Vasconcelos. Disturbios de leitura: teoría e diagnóstico. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.3, pp. 269-283. ISSN 1413-389X.

O presente trabalho constitui uma revisão bibliográfica sobre os distúrbios da leitura em crianças, considerando aspectos históricos relativos à dislexia e às dificuldades normais de aquisição dessa habilidade. O texto está organizado em duas partes. A primeira trata dos mecanismos de reconhecimento de palavras, da aptidão para segmentar o material verbal em unidades menores que a sílaba, da consciência metafonológica e da memória operacional fonológica. Dentre os mecanismos cognitivos da leitura, o texto chama a atenção para a necessidade de estabelecer a distinção entre os fatores específicos e inespecíficos dessa atividade. A segunda parte trata da avaliação diagnostica dos problemas de leitura e se refere às provas de avaliação da memória operacional fonológica, linguagem e tarefas de segmentação de pseudopalavras.

Palavras-chave : teoria da leitura; diagnóstico; provas metafonológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português