SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Adolescência e trabalho: enfrentando o presente e esperando o futuroTreinamento de habilidades sociais em estudantes de psicologia: um estudo pré-experimental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DE OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes; PINTO, Raquel Gomes  e  SOUZA, Alessandra da Silva. Perspectivas de futuro entre adolescentes: universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 16-27. ISSN 1413-389X.

O presente trabalho buscou investigar as perspectivas de futuro de adolescentes de diferentes inserções sociais da cidade de Brasília. Participaram dessa pesquisa 48 adolescentes matriculados no terceiro ano do ensino médio de 4 escolas do Distrito Federal. Foi construído um instrumento composto por 36 proposições com uma escala Likert de três pontos que abrangiam seis eixos temáticos: sentimentos e concepções em relação ao futuro; ingresso na universidade; relacionamentos afetivos; emprego, profissão e carreira; situação brasileira e tendências atuais; diferenças escola/universidade e escola/trabalho. Após cada proposição, um espaço foi destinado para comentários. A análise comparativa do posicionamento dos participantes em relação aos diferentes eixos temáticos evidencia que havia, no momento da investigação, níveis semelhantes de preocupação com a carreira universitária e profissional e que eles, independentemente do gênero e do contexto institucional, têm perspectivas mais positivas em relação à continuidade dos estudos que em relação à transição ao mundo do trabalho.

Palavras-chave : Adolescentes; Ensino médio; Gênero; Universidade; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )