SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Perspectivas de futuro entre adolescentes: universidade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adultaO processo de coping em crianças e adolescentes: adaptação e desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MAGALHAES, Pethymã P.  e  MURTA, Sheila G.. Treinamento de habilidades sociais em estudantes de psicologia: um estudo pré-experimental. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 28-37. ISSN 1413-389X.

O ensino formal de habilidades sociais (HS) tem sido negligenciado na formação de psicólogos, apesar de relevante. Este estudo avaliou os efeitos de um treinamento em HS sobre o repertório socialmente habilidoso de 13 estudantes de Psicologia. Foram realizadas 10 sessões grupais e utilizadas vivências, ensaio comportamental, reestruturação cognitiva e relaxamento. Os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais, antes e após a intervenção. Os dados foram analisados quantitativamente e o repertório de HS dos participantes classificado clinicamente. Doze participantes apresentaram melhoria no escore total de HS e 7 progrediram quanto à classificação clínica do repertório de HS. O grupo, em média, melhorou em todos os escores fatoriais de HS e o repertório de HS grupal progrediu na classificação clínica em todos os fatores. Os resultados indicam que os participantes desenvolveram HS, mas a ausência de controles impede a atribuição de causalidade ao programa, o que poderá ser investigado futuramente.

Palavras-chave : Relações interpessoais; Treinamento em habilidades sociais; Formação de psicólogos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )