SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Treinamento de habilidades sociais em estudantes de psicologia: um estudo pré-experimentalViolência contra crianças e discurso jurídico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. O processo de coping em crianças e adolescentes: adaptação e desenvolvimento. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 38-45. ISSN 1413-389X.

Este artigo apresenta uma revisão teórica sobre o processo de coping em crianças e adolescentes, enfatizando sua função adaptativa ao longo do desenvolvimento. É discutida a necessidade de uma teoria de stress-coping específica para a criança, que considere as características do contexto social de inserção e as próprias características do sujeito em desenvolvimento. São apresentados os principais modelos teóricos e as principais estratégias de coping utilizadas por crianças e adolescentes, observando diferenças relacionadas a gênero e idade no desenvolvimento das estratégias, assim como ao tipo de interação entre os participantes do evento estressor. Discute-se a necessidade de novas pesquisas que possam consolidar as evidências acerca do papel adaptativo das estratégias utilizadas em situações adversas, contribuindo na busca de um modelo explicativo para o processo de coping em crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Adaptação; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )