SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O processo de coping em crianças e adolescentes: adaptação e desenvolvimentoTribos urbanas como contexto de desenvolvimento de adolescentes: relação com pares e negociação de diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ROSA, Edinete Maria  e  TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira. Violência contra crianças e discurso jurídico. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 46-60. ISSN 1413-389X.

O objetivo de nossa pesquisa foi investigar a formação dos argumentos utilizados por juízes ao emitirem sentenças judiciais a respeito de crimes de maus tratos contra crianças. Foram estudados nove processos de uma vara criminal abrangendo o período de 1995 a 2000. O tratamento dos dados se deu identificando os argumentos presentes nas sentenças buscando os sentidos contidos nas premissas e conclusões assim como sugerido por Piaget no que se refere aos sistemas de significação. Os resultados apontam que o discurso jurídico, naqueles nove processos, a respeito dos maus tratos contra crianças é composto, em sua maior parte, de um raciocínio falacioso pautado em crenças e valores que legitimam a opressão e o poder dos pais. Os juízos implícitos nas conclusões dos processos revelam a "fragilidade" da lei em relação à identificação de crimes na relação entre pais e filhos.

Palavras-chave : Violência contra crianças; Sistema de justiça; Discurso jurídico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )