SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Violência contra crianças e discurso jurídicoUm analista do comportamento olha para tratamentos tradicionais de pedófilos e estupradores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DE OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes; CAMILO, Adriana Almeida  e  ASSUNCAO, Cristina Valadares. Tribos urbanas como contexto de desenvolvimento de adolescentes: relação com pares e negociação de diferenças. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 61-75. ISSN 1413-389X.

A ampliação do universo social pela inserção em novos grupos é uma característica da adolescência, propiciando a experimentação de novas alternativas sócio-afetivas, e o desenvolvimento global do adolescente. Nos contextos urbanos contemporâneos, vemos crescer as tribos urbanas, agrupamentos semi-estruturados de adolescentes e jovens com identificação comum a estilos de vida, cultura e lazer. No Distrito Federal, essa é uma significativa estratégia de agregação social. O trabalho investiga as tribos de Brasília como contextos de desenvolvimento social da adolescência e busca identificar a relação entre tribos, identidade e alteridade. Participaram do estudo 20 sujeitos (11 do sexo feminino e 09 do masculino), de diferentes regiões da cidade, entre 14 e 27 anos e identificados com alguma tribo urbana. Os tópicos abordados nas entrevistas foram: tribo como contexto de desenvolvimento social; tribo como sistema semiótico; identidade e alteridade no contexto das tribos urbanas. As análises indicam diferenças quanto à idade e ao gênero no que se refere ao papel da tribo na formação de identidade dos entrevistados. As tribos são importantes contextos de desenvolvimento, sendo o estilo musical, a imagem estética e as práticas de lazer os principais elementos definidores de cada uma; que cada tribo desenvolve mecanismos internos e externos de preservação de sua estrutura semiótica, marcando sua diferença social em relação às demais.

Palavras-chave : Adolescência; Desenvolvimento social; Grupos juvenis; Identidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )