SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Tribos urbanas como contexto de desenvolvimento de adolescentes: relação com pares e negociação de diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SPRADLIN, Joseph E.; SAUNDERS, Kathy J.; WILLIAMS, Dean C.  e  REA, Jerry A.. Um analista do comportamento olha para tratamentos tradicionais de pedófilos e estupradores. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 76-83. ISSN 1413-389X.

O artigo discute o tratamento do comportamento de estupradores e pedófilos de um ponto de vista analítico-comportamental, ou seja, do ponto de vista da relação entre o ambiente de tratamento e as condições em que a violação sexual ocorre. Consideramos a relação entre a resposta tratada na terapia e a resposta que ocorre no ambiente não clínico, os estímulos presentes no ambiente de tratamento e os estímulos presentes no ambiente não clínico, e a relação das conseqüências aplicadas durante a terapia e aquelas que poderiam ocorrer no ambiente não clínico. Além disso, nós especulamos sobre a função que o comportamento verbal pode ter na mudança do comportamento e das condições que devem estar presentes para mudanças no comportamento verbal resultarem em mudanças em comportamento sexualmente ofensivo. Os tratamentos considerados foram: terapia tradicional da fala, sensibilização encoberta, tratamento direto do comportamento precursor em ambientes não clínicos, e prevenção de recaída.

Palavras-chave : Pedofilia; Estupro; Tratamento clínico; Abordagem analítico-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )