SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Mediação pedagógica no processo de desenvolvimento da comunicação em crianças surdocegasBebês de risco e sua família: o trabalho preventivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador  e  FERREIRA, Paulo Roberto dos Santos. Equivalência de estímulos e o ensino de pré-requisitos monetários para pessoas com deficiência mental. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp. 097-106. ISSN 1413-389X.

Argumenta-se a favor do papel fundamental do ensino de habilidades simbólicas em um currículo e, inclusive, de habilidades monetárias para pessoas com deficiência mental. O que se evidencia é o status de habilidades matemáticas, sobreposto ao das habilidades monetárias, no desenvolvimento de procedimentos de ensino. Uma síntese do que vem sendo realizado em tópicos avançados de pesquisa na Análise Experimental do Comportamento, abrangendo fenômenos considerados imprescindíveis para o entendimento de comportamentos lingüísticos, também é discutida, com ênfase em tecnologias de intervenção subsidiadas pela área. Considera-se, em seguida, a relação promissora no desenvolvimento do ensino a populações com deficiência mental, de procedimentos de equivalência de estímulos e o ensino de pré-requisitos matemáticos às habilidades monetárias, especificamente a adição. Finalmente, compara-se as peculiaridades da utilização dos procedimentos apresentados para o ensino da adição com aqueles empregados para o ensino da leitura e escrita, suas vantagens e o efeito gerativo no desenvolvimento do currículo e da adaptação do indivíduo no meio social.

Palavras-chave : Equivalência de estímulos; Deficiência mental; Matemática; Comportamento monetário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )