SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Bebês de risco e sua família: o trabalho preventivoGrupo cognitivo-comportamental com famílias de crianças com déficits em habilidades sociais e acadêmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador  e  ZULIANI, Giovana. Repertórios acadêmicos básicos para pessoas com necessidades especiais. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp. 114-121. ISSN 1413-389X.

Os comportamentos acadêmicos básicos de leitura, escrita e matemática, imprescindíveis na vida diária, nem sempre são adquiridos e mantidos satisfatoriamente, por pessoas com necessidades especiais incluídas na rede regular de ensino. O paradigma de equivalência de estímulos, em seus aspectos teórico-práticos, tem se constituído em um importante recurso na análise e ensino de comportamentos acadêmicos complexos, já que seria inviável ensinar diretamente todas as relações entre os componentes de leitura, escrita e matemática visto sua complexidade e infinitas combinações possíveis. Por este motivo, a equivalência de estímulos fornece possibilidades de aplicação relevantes. Aqui há exemplos de estudos que aliam a aplicabilidade da equivalência de estímulos ao ensino informatizado, realizados através do programa computacional educativo Mestre®. Os resultados mostram a eficácia do ensino, visto a aquisição de habilidades em tempo reduzido. Contudo, ainda há muito que se investigar com relação ao processo de ensino-aprendizagem de comportamentos básicos para pessoas com necessidades especiais.

Palavras-chave : Equivalência de estímulos; Educação especial; Repertórios acadêmicos; Necessidades especiais; Ensino informatizado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )