SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Repertórios acadêmicos básicos para pessoas com necessidades especiaisA prática educacional com crianças surdocegas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MELO, Márcia H. S.  e  SILVARES, Edwiges F. M.. Grupo cognitivo-comportamental com famílias de crianças com déficits em habilidades sociais e acadêmicas. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp. 122-133. ISSN 1413-389X.

A equipe de pesquisa das autoras, por anos, desenvolve estudos com um objetivo comum: encontrar formas alternativas para ajudar as famílias desprivilegiadas socialmente. Este trabalho é um dessa série e descreve uma intervenção envolvendo a família e a escola de 13 crianças com déficits sociais e acadêmicos. Para prevenir a evasão a intervenção foi massiva: pais e crianças receberam atendimento psicológico na escola pública das crianças, em grupos diferenciados e no mesmo período, as professoras foram treinadas na condução de um programa de educação sócio-afetiva. Cbcls dos pais, e Trfs das professoras do grupo de crianças com déficits e de grupo de crianças que, conforme as professoras prescindiam do atendimento (grupo de validação), foram avaliados antes e depois da intervenção e demonstram mudanças positivas nas percepções de pais e professores do grupo de crianças atendidas, tanto em comparação com seu desempenho ao início da pesquisa quanto em relação ao grupo de validação.

Palavras-chave : Falha acadêmica; Comportamento anti-social; Terapia comportamental infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )