SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Grupo cognitivo-comportamental com famílias de crianças com déficits em habilidades sociais e acadêmicasNova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation-AAMR: sistema 2002 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CADER-NASCIMENTO, Fátima Ali Abdalah Abdel  e  DA COSTA, Maria da Piedade Resende. A prática educacional com crianças surdocegas. Temas psicol. [online]. 2003, vol.11, n.2, pp. 134-146. ISSN 1413-389X.

Esta pesquisa descreve e analisa três fases de um procedimento de intervenção com duas crianças surdocegas pré-lingüísticas. O estudo foi desenvolvido em uma escola especial de Brasília e nas residências, durante nove meses. O objetivo foi implementar e avaliar procedimentos de intervenção com os sujeitos, baseados na abordagem co-ativa de van Dijk e na perspectiva sócio-histórica. Os resultados sugerem que as estratégias propostas por van Dijk na década de 60 mostraram-se eficazes quando associadas a práticas de sala de aula que privilegiaram o uso simultâneo de vários recursos alternativos de comunicação (Libras, gestos, movimentos corporais coordenados, Tadoma, escrita, fala, objetos de referência etc.). As alunas, que inicialmente apresentaram uma comunicação expressiva elementar, no final da pesquisa, passaram a apresentar novas competências comunicativas baseadas no uso de sinais, escrita, bem como melhoraram no desempenho nas suas tarefas, concentração e comunicação, passando a demandar mais informações do seu meio.

Palavras-chave : Criança surdocega; Comunicação; Ensino especial; Movimento co-ativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )