SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A Supervisão didática no contexto da formação psicoterapêuticaBem-estar subjetivo: em busca da qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HAASE, Vitor Geraldi  e  LACERDA, Shirley Silva. Neuroplasticidade, variação interindividual e recuperação funcional em neuropsicologia. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp. 28-42. ISSN 1413-389X.

As pesquisas sobre neuroplasticidade têm implicações para os modelos conceituais de correlação estruturafunção no cérebro e para a compreensão dos mecanismos de recuperação funcional. A reativação de aferências é considerada um dos principais mecanismos de plasticidade sináptica. O principio de “São Mateus” prevê que quanto maiores os recursos pessoais e interpessoais disponíveis, previamente e após a lesão, melhor o prognóstico. Três modelos conceituais, não excludentes, são reconhecidos em reabilitação neuropsicológica: restituição, substituição e compensação. A abordagem enfatizada no processo de reabilitação deve ser formulada individualmente de acordo com os dados disponíveis sobre os mecanismos lesionais, recuperação funcional e fatores individuais relacionados ao prognóstico. De um modo geral, a restituição funcional é enfatizada no início e a compensação adquire maior relevância com o tempo. Uma perspectiva do desenvolvimento também é útil, ajudando a identificar as trilhas em que a auto-realização permanece viável e os objetivos pessoais que o cliente pode perseguir.

Palavras-chave : Neuroplasticidade; reabilitação; neuropsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )