SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Neuroplasticidade, variação interindividual e recuperação funcional em neuropsicologiaValidação da escala de razão de eventos de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GIACOMONI, Claudia Hofheinz. Bem-estar subjetivo: em busca da qualidade de vida. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp. 43-50. ISSN 1413-389X.

O bem-estar subjetivo (BES) é uma área da Psicologia que tem crescido reconhecidamente nos últimos tempos. Essa área cobre estudos que têm utilizado as mais diversas nomeações, tais como: felicidade, satisfação, estado de espírito e afeto positivo, além de também ser considerada a avaliação subjetiva da qualidade de vida. Refere-se ao que as pessoas pensam e como elas se sentem sobre suas vidas. Perspectivas atuais definem o bem-estar subjetivo como uma ampla categoria de fenômenos que inclui as respostas emocionais das pessoas, domínios de satisfação e os julgamentos globais de satisfação de vida. O presente estudo introduz essa nova área de estudos da psicologia, seus aspectos conceituais e avaliativos, assim como, as suas principais contribuições para a compreensão do impacto dos eventos de vida na qualidade de vida.

Palavras-chave : Bem-estar subjetivo; satisfação de vida; afeto positivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )