SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Bem-estar subjetivo: em busca da qualidade de vidaInteração mediada como o “lócus” da construção de conhecimentos específicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

KAMIZAKI, Ricardo  e  SOUSA, Fátima Aparecida Emm Faleiros. Validação da escala de razão de eventos de vida. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp. 51-55. ISSN 1413-389X.

O objetivo principal deste estudo foi escalonar o grau de reajustamento social dos eventos de vida da profissão de professor. Os objetivos secundários foram verificar se o contínuo não métrico do grau de reajustamento social possui características protéticas ou metatéticas, além de verificar se a lei de Ekman é válida para este contínuo não métrico. Foram utilizados os métodos de estimação de magnitude e estimação por comprimentos de linhas. Estes métodos foram aplicados a 21 participantes (11 professores e 10 estudantes de magistério). O expoente encontrado foi de 0, 93, sendo este valor próximo ao expoente esperado. Em síntese, os dados mostram uma escala dos eventos de vida da profissão de professor que, no tocante à estimação de razão, é válida, estável e consistente.

Palavras-chave : Psicofísica; estimação de magnitudes; estresse; eventos de vida do professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )