SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Validação da escala de razão de eventos de vidaConstrucionismo social: uma crítica epistemológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEAO, Maria de Lourdes Meireles Carneiro. Interação mediada como o “lócus” da construção de conhecimentos específicos. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp. 56-66. ISSN 1413-389X.

Muitos pesquisadores da atualidade têm dedicado atenção crescente às interações comunicativas que são examinadas como atividades de trabalho localmente construídas e negociadas em uma extensa variedade de situações profissionais. Seguindo esta corrente esta pesquisa se constitui em um estudo exploratório, que através do uso da abordagem etnográfica buscou investigar processos interativos, colaborativos que ocorrem em ambientes de trabalho com alta densidade tecnológica e seu papel na construção dos conhecimentos específicos da atividade. Para isso estudamos a atividade desenvolvida pelos operadores de uma sala de controle de uma hidroelétrica. Os dados coletados nos permitem concluir que os sujeitos usam suas circunstâncias concretas para através de interação e negociação construírem o conhecimento específico que lhes permitem o desempenho coordenado da atividade, não só na sala de controle da referida hidroelétrica, mas no sistema como um todo.

Palavras-chave : Interação; construção de conhecimentos específicos; intersubjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )