SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Interação mediada como o “lócus” da construção de conhecimentos específicosA avaliação dos programas de pós-graduação em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CASTANON, Gustavo Arja. Construcionismo social: uma crítica epistemológica. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp. 67-81. ISSN 1413-389X.

Investigou-se a influência do Pós-modernismo no desenvolvimento da Psicologia Social contemporânea através da análise de sua abordagem na Psicologia, o Construcionismo Social. Os pressupostos ontológicos e epistemológicos do Construcionismo Social têm sua validade lógica e filosófica questionada, uma vez que defendem as seguintes posições (1) construtivismo social; (2) anti-realismo ontológico; (3) pessimismo epistemológico; (4) anti-fundacionismo; (5) anti-representacionismo; (6) irregularidade do objeto; (7) fragmentação teórica; (8) não-neutralidade do conhecimento científico; (9) retroalimentação teórica; (10) pragmatismo epistemológico, e (11) anti-metodologismo. Este conjunto de pressupostos é incompatível com a atividade científica, sendo essa conclusão uma derivação necessária de uma escolha anterior de que não podemos renunciar ao sentido moderno do termo ciência, e de que isto também vale para a Psicologia. Rejeita-se a possibilidade de constituição de uma Psicologia pós-moderna como uma contradição em termos, e aponta-se para a necessidade de uma clara distinção entre Psicologia científica e teoria psicológica pós-moderna.

Palavras-chave : Pós-modernismo; construcionismo social; epistemologia; psicologia social; ciência moderna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )