SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Entre a psicologia e o esporte: as matrizes teóricas da psicologia e sua aplicação ao esporteSexismo hostil e benevolente: inter-relações e diferenças de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MENDES, Enicéia Gonçalves; NUNES, Leila Regina D’Oliveira de Paula; FERREIRA, Julio Romero  e  SILVEIRA, Lígia Cardoso. Estado da arte das pesquisas sobre profissionalização do portador de deficiência. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp. 105-118. ISSN 1413-389X.

O objetivo do presente estudo consistiu em efetuar uma análise crítica da produção científica discente de programas de pós-graduação em Educação e Psicologia, baseada em 18 estudos sobre o tema "profissionalização de indivíduos com deficiências, encontrados em um rol de 479 dissertações e teses. Os estudos foram analisados segundo a distribuição dos locais onde foram produzidos, população alvo, metodologia adotada, tipo de revisão da literatura, referencial bibliográfico e concepção de deficiência. Em resumo, os resultados apontam a precariedade dos programas vocacionais realizados nas instituições especializadas e a desvinculação destes à realidade do trabalho competitivo, e sugerem maior cautela na seleção dos participantes a fim de evitar alguns problemas metodológicos. No geral, aparece uma tendência para estudos descritivos e sobre indivíduos com graus leves de deficiência intelectual, o que permite sugerir a necessidade aumento de estudos direcionados para outros tipos de deficiências, com maior diversidade metodológica, e o voltados para avaliar programas educacionais em ambientes normais como apoio para a inclusão social.

Palavras-chave : Deficiências; Profissionalização; Teses; Dissertações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )