SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Sexismo hostil e benevolente: inter-relações e diferenças de gêneroA psicologia como instrumento de produção de subjetividades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

AZEVEDO, Maria Alice Salvador Busato de  y  SPADOTTO, Cleunice. Estudo psicológico da obesidade: dois casos clínicos. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp. 127-144. ISSN 1413-389X.

A obesidade exógena tem sido estudada com maior interesse nas últimas décadas porque está sendo considerada uma das anormalidades mais comuns dos nossos tempos e o mais sério transtorno alimentar do mundo desenvolvido e de alguns paises em desenvolvimento. Este trabalho objetivou estudar os aspectos psicológicos de dois casos de obesidade feminina, através de entrevistas semi-estruturadas, sessões individuais de psicoterapia de apoio e do teste projetivo do Desenho da Figura Humana. A análise do discurso das pacientes confirma as informações coletadas na revisão bibliográfica, mostrando a hiperfagia como uma regressão à fase oral e sua utilização como um mecanismo empregado pelas obesas estudadas para lidar com a sua angústia, desencadeada por situações conflitantes do seu cotidiano. Ficou evidenciado como os fatores emocionais influenciam a instalação e/ou manutenção da obesidade. Esta é vista como um sintoma, cujas causas devem ser procuradas no plano das motivações inconscientes do sujeito.

Palabras clave : Obesidade; Estudo psicológico da obesidade; Obesidade feminina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )