SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A psicologia como instrumento de produção de subjetividadesFading e exclusão: aquisição de discriminações condicionais e formação de classes de estímulos equivalentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CASTANON, Gustavo Arja. Pós-modernismo e política científica na psicologia contemporânea: uma revisão crítica. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp. 155-167. ISSN 1413-389X.

Este é um estudo sobre a influência do pós-modernismo na política científica da Psicologia contemporânea. Investigam-se os pressupostos epistemológicos adotados pelo Construcionismo Social e suas conseqüências político-acadêmicas. Aponta-se o abandono pela filosofia pós-moderna da distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação, como causa da dissolução da distinção entre critérios epistemológicos e políticos na validação de teorias e hipóteses no campo da Psicologia Social "sociológica". A conseqüente rejeição dos pressupostos da ciência moderna leva necessariamente à interpretação da ciência como uma atividade sem privilégios epistemológicos, que se afirma socialmente somente através de recursos políticos e econômicos. A Psicologia Social pós-moderna portanto, como conseqüência de suas crenças epistemológicas, abandona os laboratórios e pesquisas empíricas e parte para a organização política, o domínio institucional e a propaganda para afirmar-se academicamente. Sem critérios de relevância objetivos, o volume da produção passa a ser o único critério de produtividade acadêmica, mergulhando a Psicologia pós-modernista no que pode ser denominado "complexo de Sherazade".

Palavras-chave : Construcionismo social; Política científica; Pós-modernismo; Epistemologia; Psicologia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )