SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Pós-modernismo e política científica na psicologia contemporânea: uma revisão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BAGAIOLO, Leila Felippe  e  MICHELETTO, Nilza. Fading e exclusão: aquisição de discriminações condicionais e formação de classes de estímulos equivalentes. Temas psicol. [online]. 2004, vol.12, n.2, pp. 168-185. ISSN 1413-389X.

Foram analisadas a aquisição de discriminações condicionais auditivo-visuais e a formação de classes de estímulos equivalentes por meio dos procedimentos de fading e exclusão. Seis participantes, entre 4 e 5 anos de idade, foram expostos a treinos de discriminação condicional que envolviam palavras faladas, palavras escritas e figuras representativas, com um treino com fading in - de 4 passos - da tonalidade dos estímulos de comparação incorretos ou com um treino - de 4 tentativas - envolvendo um procedimento de exclusão. Após os treinos, testes que atestam formação de classes de estímulos equivalentes foram aplicados em todos os participantes. Todos os participantes foram expostos aos mesmos treinos de discriminação condicional, sendo parte das discriminações treinadas com fading e parte com exclusão. A ordem dos procedimentos de treino foi contrabalanceada entre os participantes. Os dados obtidos em uma análise geral apontaram que ocorreram mais erros durante a condição fading que de exclusão (respectivamente, 36 e 19 erros); a menor ocorrência de erros durante a exclusão foi preponderante quando os participantes foram expostos a esta condição na última parte do treino. Uma análise molecular do desempenho de cada participante, tentativa por tentativa, revelou diferentes padrões de aquisição de relações condicionais. Classes de estímulos equivalentes foram geradas tanto após os treinos com fading e com exclusão.

Palavras-chave : Discriminação condicional; Exclusão; Relações equivalentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )