SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Desempenho em FI com humanos: efeito do tipo de reforçador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MOLINA, Ana Maria Ricci  y  KODATO, Sérgio. Trajetória de vida e representações sociais acerca da prostituição juvenil segundo suas participantes. Temas psicol. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp. 09-17. ISSN 1413-389X.

A prostituição juvenil tem sido representada como um acontecimento social que gera condições de vulnerabilidade psíquica, social e institucional. Esta pesquisa está baseada no referencial teórico-metodológico das representações sociais (Moscovici, 2002), com o intuito de se compreender as significações que emergem e circulam a respeito da prostituição, a partir das próprias profissionais do sexo. Foram entrevistadas 10 profissionais do sexo e, para a análise das informações, utilizou-se a técnica de associação de idéias (Spink,1996). Como resultado, pode-se afirmar que a prostituição é representada como um “mal necessário”: vista como um trabalho rendoso, que provê as necessidades materiais de subsistência do grupo familiar, mas também como um dispositivo simbólico de transgressão, por romper com as referências de assepsia do corpo e da alma, no social. Como conclusão, pode-se afirmar que a prostituição juvenil configura-se como uma opção política e “do desejo” no grupo social investigado.

Palabras clave : Prostituição juvenil; Representação social; Sexualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License