SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Desempenho em FI com humanos: efeito do tipo de reforçador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MOLINA, Ana Maria Ricci  e  KODATO, Sérgio. Trajetória de vida e representações sociais acerca da prostituição juvenil segundo suas participantes. Temas psicol. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp. 09-17. ISSN 1413-389X.

A prostituição juvenil tem sido representada como um acontecimento social que gera condições de vulnerabilidade psíquica, social e institucional. Esta pesquisa está baseada no referencial teórico-metodológico das representações sociais (Moscovici, 2002), com o intuito de se compreender as significações que emergem e circulam a respeito da prostituição, a partir das próprias profissionais do sexo. Foram entrevistadas 10 profissionais do sexo e, para a análise das informações, utilizou-se a técnica de associação de idéias (Spink,1996). Como resultado, pode-se afirmar que a prostituição é representada como um “mal necessário”: vista como um trabalho rendoso, que provê as necessidades materiais de subsistência do grupo familiar, mas também como um dispositivo simbólico de transgressão, por romper com as referências de assepsia do corpo e da alma, no social. Como conclusão, pode-se afirmar que a prostituição juvenil configura-se como uma opção política e “do desejo” no grupo social investigado.

Palavras-chave : Prostituição juvenil; Representação social; Sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License