SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da áreaEquivalência numérica em crianças surdas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MOTA, Márcia Elia da. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas psicol. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp. 105-111. ISSN 1413-389X.

Este artigo visa discutir a delimitação conceitual do campo de estudo do desenvolvimento humano levando em consideração perspectivas e tendências atuais nesta área. Na medida em que psicólogos do desenvolvimento enfrentam novos desafios e este campo de conhecimento evolui novos paradigmas surgem, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para prática profissional de psicólogos e profissionais de áreas afins. Pretende-se também apresentar uma atualização da descrição da evolução histórica da psicologia do desenvolvimento desde seu período formativo até os dias atuais. Por fim com base nos Grupos de Trabalho da ANPEPP (X e XI Simpósio) faz-se uma análise das tendências de produção científica nacional nesta área.

Palavras-chave : Psicologia do desenvolvimento; História da psicologia do desenvolvimento; Desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License