SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva históricaSuporte social, nível socioeconômico e o ajustamento social e escolar de adolescentes portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUZA, Ruth Daisy Capistrano de; ASSIS, Grauben José Alves de  e  MAGALHAES, Priscila Giselli Silva. Equivalência numérica em crianças surdas. Temas psicol. [online]. 2005, vol.13, n.2, pp. 113-127. ISSN 1413-389X.

O Estudo 1 teve por objetivo avaliar os efeitos de um procedimento de ensino por sobreposição e verificar a emergência de seqüências não ensinadas diretamente. Participaram cinco crianças surdas. Os participantes deveriam responder a seqüências de pares de estímulos sobrepostos. Se a seqüência fosse correta, uma animação gráfica era apresentada na tela do computador e paralelamente, sinais em LIBRAS pela experimentadora. Se a seqüência fosse outra, a tela escurecia por 3s e mesma configuração de estímulos era apresentada. Testes de transitividade e conectividade foram aplicados. No Estudo 2, três outras crianças surdas foram expostas ao mesmo procedimento, além de testes de generalização e re-testes. Os participantes responderam prontamente aos testes e re-testes. Os resultados confirmaram a eficiência do procedimento de ensino por sobreposição de estímulos, evidenciando que equivalência pode ocorrer mesmo fora dos parâmetros de emparelhamento de acordo com modelo. Sugere-se ampliar a investigação sob controle condicional e contextual.

Palavras-chave : Controle de estímulos; Relações numéricas; Crianças surdas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License