SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Psychology in high school: challenges and perspectivesReflections about the Psychology teacher's education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CIRINO, Sérgio Dias; KNUPP, Danielle Fanni Dias; LEMOS, Letícia Siqueira  and  DOMINGUES, Sérgio. As novas diretrizes curriculares: uma reflexão sobre a licenciatura em Psicologia. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 23-32. ISSN 1413-389X.

Nos últimos anos, os cursos de graduação no Brasil têm passado por importantes reformas estruturais. Desde sua regulamentação, o curso de Psicologia é oferecido nas modalidades de Bacharelado, Licenciatura e Psicologia. O presente trabalho discute a formação específica da Licenciatura em Psicologia, buscando analisar a posição desta modalidade no contexto geral brasileiro. Foi realizada uma reflexão sobre o perfil da Licenciatura, discutindo a formação e a atuação do licenciado, bem como seu real campo de trabalho. Evidenciou-se a relação desta formação com a Educação, uma vez que há possibilidade de atuação do licenciado na educação básica, principalmente em nível médio. Com este trabalho foi possível confirmar que existem direitos garantidos ao licenciado para atuar na docência. No entanto, para estes profissionais ocuparem o espaço reservado pela LDB, é necessária uma formação mais aprimorada e sintonizada com o atual campo de trabalho.

Keywords : Licenciatura em Psicologia; Formação do licenciado; Atuação do licenciado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License