SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Psicologia no Ensino Médio: desafios e perspectivasReflexões sobre a formação de professores de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CIRINO, Sérgio Dias; KNUPP, Danielle Fanni Dias; LEMOS, Letícia Siqueira  e  DOMINGUES, Sérgio. As novas diretrizes curriculares: uma reflexão sobre a licenciatura em Psicologia. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 23-32. ISSN 1413-389X.

Nos últimos anos, os cursos de graduação no Brasil têm passado por importantes reformas estruturais. Desde sua regulamentação, o curso de Psicologia é oferecido nas modalidades de Bacharelado, Licenciatura e Psicologia. O presente trabalho discute a formação específica da Licenciatura em Psicologia, buscando analisar a posição desta modalidade no contexto geral brasileiro. Foi realizada uma reflexão sobre o perfil da Licenciatura, discutindo a formação e a atuação do licenciado, bem como seu real campo de trabalho. Evidenciou-se a relação desta formação com a Educação, uma vez que há possibilidade de atuação do licenciado na educação básica, principalmente em nível médio. Com este trabalho foi possível confirmar que existem direitos garantidos ao licenciado para atuar na docência. No entanto, para estes profissionais ocuparem o espaço reservado pela LDB, é necessária uma formação mais aprimorada e sintonizada com o atual campo de trabalho.

Palavras-chave : Licenciatura em Psicologia; Formação do licenciado; Atuação do licenciado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License