SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1As novas diretrizes curriculares: uma reflexão sobre a licenciatura em PsicologiaA psicologia da educação como um saber necessário para a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BARROS, Carlos César. Reflexões sobre a formação de professores de Psicologia. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 33-39. ISSN 1413-389X.

Este artigo expõe reflexões sobre a formação do professor de psicologia considerando a história e o papel da Psicologia na educação do cidadão brasileiro. Levanta a hipótese de que a psicologia aplicada, em conjunto com a crítica que lhe é feita, afastou o interesse dos profissionais psicólogos pela prática do ensino de Psicologia na educação básica. Segue descrevendo como o tema da práxis vem sendo retomado nas recentes discussões sobre a formação de professores como intelectuais críticos e reflexivos. Propõe uma retomada crítica do interesse pelo ensino da Psicologia em um sistema educativo que tenha como finalidade a educação contra a barbárie, considerando esta também em sua dimensão subjetiva: para a formação do cidadão auto-reflexivo, uma educação psicológica é imprescindível.

Palavras-chave : Psicologia; Formação de professores; Educação básica; Teoria crítica; Adorno, Theodor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License