SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Reflexões sobre a formação de professores de PsicologiaEnsino de Psicologia e seus fins na formação de professores: uma discussão mais que necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de  e  AZZI, Roberta Gurgel. A psicologia da educação como um saber necessário para a formação de professores. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 41-55. ISSN 1413-389X.

O presente estudo inscreve-se nas discussões acerca das contribuições da Psicologia da Educação para a formação docente no contexto das atuais políticas educacionais para a formação de professores da educação básica. Objetivou-se investigar como a Psicologia da Educação integra os saberes tidos como necessários à formação profissional no contexto das reformas. Para proceder à investigação foi necessário ter como fonte de informação os professores formadores, tidos como sujeitos partícipes da formação docente, e os projetos que eles intentam realizar. Os resultados permitiram discutir a inserção da Psicologia da Educação nos Projetos de Formação, considerando-se a complexa relação entre os conhecimentos universitários, os saberes profissionais dos professores e as práticas formativas.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; Formação de Professores; Saberes Docentes; Propostas de Formação; Reformas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License