SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A psicologia da educação como um saber necessário para a formação de professoresOs livros didáticos de Psicologia Educacional: pistas para análise da formação de professores(as) - (1920 - 1960) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LAROCCA, Priscila. Ensino de Psicologia e seus fins na formação de professores: uma discussão mais que necessária. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 57-68. ISSN 1413-389X.

O artigo traz reflexões sobre o ensino de Psicologia na formação de professores, visando discutir os seus fins educativos. Parte do pressuposto de que esta esfera de análise está implicada com a organização dos cursos e com a condução do ensino pelos formadores, no âmbito dos cursos superiores. Ao reconhecer, tanto os professores como intelectuais transformadores, como a característica teleológica da educação, incita à superação das concepções ingênuas que concebem o ato de educar como neutro e a formação profissional docente como técnica. Posiciona a discussão em favor de uma racionalidade crítica emancipatória, em que o ensino de psicologia é pautado por uma visão omnilateral do homem, pela problematização do real, pela luta contínua por uma vida coletiva mais justa e mais decente para todos os cidadãos e pela interlocução dialógica destas pautas com os referenciais teóricos proporcionados pela Psicologia.

Palavras-chave : Ensino de Psicologia; Licenciatura; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License