SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Ensino de Psicologia e seus fins na formação de professores: uma discussão mais que necessáriaEstágio na escola pública: reflexões inspiradas na psicologia escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ASSUNCAO, Maria Madalena Silva de. Os livros didáticos de Psicologia Educacional: pistas para análise da formação de professores(as) - (1920 - 1960). Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 69-84. ISSN 1413-389X.

Neste estudo, histórico e teórico/conceitual, buscou-se analisar os conteúdos veiculados nos livros didáticos de Psicologia Educacional que circularam entre as décadas de 20 a 60 do século XX e que, possivelmente, foram utilizados para a formação de professoras no Curso Normal. É possível entrever, a partir deste material, que apresenta uma ênfase na concepção organicista e funcionalista do sujeito, a contribuição da Psicologia Educacional para a constituição do campo da Psicologia como ciência. De modo geral, os assuntos discutidos, no decorrer desse período, eram recorrentes em todos os autores, além de apresentar poucas alterações no conteúdo. Foram utilizados para análise os livros de onze autores de diferentes estados do país, sendo onze títulos e quarenta e uma edições diferentes. Para discutir os conteúdos, os livros foram separados por década de publicação, o que possibilitou comparar e analisar os diferentes títulos e autores, bem como as diferentes edições.

Palavras-chave : Livro didático; Psicologia Educacional; Formação de professores(as); História da Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License