SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Os livros didáticos de Psicologia Educacional: pistas para análise da formação de professores(as) - (1920 - 1960)Implicações da internacionalização da educação para a formulação de currículos em Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACHADO, Adriana Marcondes. Estágio na escola pública: reflexões inspiradas na psicologia escolar. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 85-90. ISSN 1413-389X.

Este texto relata duas experiências de estágios de alunos do curso de Psicologia da Universidade de São Paulo na área de Psicologia Escolar: uma atividade denominada "Parte Prática", e a outra, "Estágio de Intervenção". Os estágios revelam a necessidade das ações dos estagiários de psicologia, nas instituições educativas públicas, terem como objetivo fortalecer os educadores para o enfrentamento de questões presentes no cotidiano escolar relacionadas à produção de subjetivação no processo de ensino-aprendizagem. Para isto é importante a análise das demandas que se estabelecem desde o contrato do estágio - demanda da instituição educativa e demanda dos alunos de psicologia -, efeitos da história da relação da psicologia com a educação. Os sentidos produzidos pelos estágios, o percurso deles e as reflexões a partir destas experiências precisam ser problematizados com os profissionais da instituição educativa com os quais entramos em contato. Afirmam-se, neste artigo, os cuidados que os estágios em instituições educativas públicas devem ter quando eles visam intervir na produção de um cotidiano cujos problemas têm relação com funcionamentos de ordem político/institucional.

Palavras-chave : Escola pública; Estágio; Psicólogo; Intervenção; Demanda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License