SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Estágio na escola pública: reflexões inspiradas na psicologia escolarAquisição e explicitação do conhecimento no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FEITOSA, Maria Ângela Guimarães. Implicações da internacionalização da educação para a formulação de currículos em Psicologia. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 91-103. ISSN 1413-389X.

O presente trabalho examina o contexto de política educacional brasileira em que foram formuladas as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação e o compara com o contexto subseqüente de internacionalização da educação. As características básicas do Processo de Bolonha são examinadas e também o decorrente desenvolvimento de um currículo europeu de psicologia. Também são estudadas as implicações desses fatos para o desenvolvimento de diretrizes para o ensino de psicologia nos Estados Unidos e para o desenvolvimento de ações voltadas para a mobilidade de estudantes e profissionais. Conclui-se com uma análise da inserção da formação em Psicologia no Brasil no cenário de internacionalização da educação.

Palavras-chave : Processo de Bolonha; Internacionalização da educação; Internacionalização da psicologia; Currículo de psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License