SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Implicações da internacionalização da educação para a formulação de currículos em PsicologiaLicenciatura em Psicologia: legislação e nova proposta curricular na Universidade do Estado Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEME, Maria Isabel da Silva. Aquisição e explicitação do conhecimento no ensino superior. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 105-113. ISSN 1413-389X.

O artigo relata a experiência docente em uma disciplina, Preparação Pedagógica, destinada à formação didática de alunos de pós-graduação em Psicologia. O relato descreve as atividades desenvolvidas nesta disciplina, organizadas segundo uma concepção específica de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, que seria a de um processo de aquisição e explicitação de conhecimento. São abordados inicialmente, para fins de contextualização do conteúdo, os seguintes tópicos: as peculiaridades do Ensino Superior no Brasil em sua perspectiva histórica, o caráter específico da aprendizagem do jovem adulto como estudante universitário, e as conseqüentes competências demandadas do docente deste segmento de ensino. Em seguida, as etapas de planejamento da disciplina, processos instrucionais e avaliação são analisados sob a perspectiva de explicitação do conhecimento.

Palavras-chave : Ensino superior; Aprendizagem; Conhecimento explícito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License