SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Aquisição e explicitação do conhecimento no ensino superiorO Projeto Pedagógico do curso de formação de professores de Psicologia do Instituto de Psicologia da USP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SIMOES, Sônia Pires  e  PAIVA, Maria das Graças Vasconcelos. Licenciatura em Psicologia: legislação e nova proposta curricular na Universidade do Estado Rio de Janeiro. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.1, pp. 115-125. ISSN 1413-389X.

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta concreta de reformulação curricular para a licenciatura em psicologia para o ensino médio, visando aprimorar a formação do professor nesta área. Atendendo às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, 1996) e fundamentada nas resoluções que a ela se seguiram, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Psicologia apresentou, através de sua reitoria, a Deliberação XXI/2005. Tal deliberação alterou o curso anterior de formação de professor para um novo curso com um currículo mais extenso, perfazendo um mínimo de 2800 horas integralizadas no mínimo em seis semestres letivos. O artigo inclui itens teóricos relativos à legislação, à concepção do educador, aos objetivos de um curso de formação de professor. Quanto ao aspecto técnico, apresenta a proposta curricular numa visão geral em quadros esquemáticos. Informa sobre a filosofia e as organizações curriculares, sobre o estágio e a avaliação no curso de formação de professores.

Palavras-chave : Licenciatura; Psicologia; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License