SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Skinner's definition of verbal behavior and the arbitrariness of the linguistic signal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

FIQUER, Juliana Teixeira et al. Alterações afetivas em pacientes deprimidos submetidos à Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 149-159. ISSN 1413-389X.

O presente estudo avaliou o efeito da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), de córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo, no tratamento de pacientes deprimidos, por meio de auto-relatos de afetos positivos, de afetos negativos e de satisfação com a vida. Participaram do estudo 31 pacientes com depressão maior, distribuídos em dois grupos: Grupo Ativo (n=21), submetido a dez sessões de ETCC anódica de 2mA no córtex pré-frontal, e Grupo Controle (n=10), submetido a dez sessões de ETCC placebo. Ambos os grupos responderam uma Escala Breve de Afetividade e avaliaram a satisfação com a vida em uma Escala de Faces Esquemáticas antes e após o tratamento. Pacientes do Grupo Ativo apresentaram aumento de afetos positivos, diminuição de afetos negativos e aumento na satisfação com a vida. Os resultados apontam para a presença de alterações afetivas bidimensionais na depressão e para o potencial terapêutico da ETCC no reajustamento de afetos positivos e negativos.

Keywords : Afetos positivos; Afetos negativos; Depressão maior; Estimulação cerebral; Córtex pré-frontal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License