SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Skinner's definition of verbal behavior and the arbitrariness of the linguistic signal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FIQUER, Juliana Teixeira et al. Alterações afetivas em pacientes deprimidos submetidos à Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 149-159. ISSN 1413-389X.

O presente estudo avaliou o efeito da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), de córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo, no tratamento de pacientes deprimidos, por meio de auto-relatos de afetos positivos, de afetos negativos e de satisfação com a vida. Participaram do estudo 31 pacientes com depressão maior, distribuídos em dois grupos: Grupo Ativo (n=21), submetido a dez sessões de ETCC anódica de 2mA no córtex pré-frontal, e Grupo Controle (n=10), submetido a dez sessões de ETCC placebo. Ambos os grupos responderam uma Escala Breve de Afetividade e avaliaram a satisfação com a vida em uma Escala de Faces Esquemáticas antes e após o tratamento. Pacientes do Grupo Ativo apresentaram aumento de afetos positivos, diminuição de afetos negativos e aumento na satisfação com a vida. Os resultados apontam para a presença de alterações afetivas bidimensionais na depressão e para o potencial terapêutico da ETCC no reajustamento de afetos positivos e negativos.

Palabras clave : Afetos positivos; Afetos negativos; Depressão maior; Estimulação cerebral; Córtex pré-frontal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License