SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Skinner's definition of verbal behavior and the arbitrariness of the linguistic signalReorganização e ressurgência de relações equivalentes instruídas e modeladas por contingências: efeito da extinção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

TARNOWSKI, Marelaine  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em estudantes de psicologia. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 173-180. ISSN 1413-389X.

Esta investigação objetivou avaliar se existe diferença nas dimensões da Síndrome de Burnout em estudantes de início e final de um curso de Psicologia de uma universidade particular da região metropolitana de Porto Alegre. A amostra constituiu-se de 33 alunos ingressantes (primeiro ano do curso) e 33 alunos concluintes de curso (último ano do curso). Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados o MBI-SS (Maslach Burnout Inventory-Student Survey) e um questionário para caracterização da amostra. A aplicação dos instrumentos foi realizada em salas de aula intencionalmente selecionadas. Resultados identificaram que os alunos de final de curso apresentam diferença estatisticamente significativa com relação à dimensão de Exaustão Emocional, ou seja, apresentam maior sentimento de desgaste que os colegas de início de curso. Nas dimensões de Descrença e Eficácia Profissional, não foram identificadas diferenças significativas. Resultados apontam para a necessidade de intervenção em alunos de final de curso no sentido de prevenir a Síndrome de Burnout na vida profissional.

Palavras-chave : Síndrome de Burnout; Estudantes; Estudantes de psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License