SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Síndrome de Burnout em estudantes de psicologiaRelações entre a percepção da estrutura de um problema, a memória e a memória matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HAYDU, Verônica Bender; BATISTA, Ana Priscila  e  SERPELONI, Fernanda. Reorganização e ressurgência de relações equivalentes instruídas e modeladas por contingências: efeito da extinção. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 181-206. ISSN 1413-389X.

A reorganização e a ressurgência de classes de estímulos equivalentes foram investigadas em dois experimentos. Foram manipuladas as condições de instrução e de exposição direta às contingências e o número de blocos de extinção. Do Experimento 1 (Exp1), participaram três universitários e do Experimento 2 (Exp2), dois grupos (G1_Exp2 e G2_Exp2), com oito estudantes em cada. O procedimento consistiu de: Treino Inicial; Treino Tardio (fase de reorganização das classes); blocos de extinção (4 no Exp1 e 8 no Exp2); teste de ressurgência. No Exp1 e para o G1_Exp2, as relações eram instruídas e para o G2_Exp2, elas eram modeladas por contingência. Todos os participantes do Exp1 e do G1_Exp2 formaram e reorganizaram as classes. Seis participantes do G2_Exp2 formaram e cinco reorganizaram as classes. O teste de ressurgência dos dois experimentos mostrou predomínio de respostas consistentes com o treino tardio. Conclui-se que foi demonstrada a reorganização das classes de equivalência, mas não a ressurgência delas.

Palavras-chave : Equivalência de estímulos; Discriminação condicional; Extinção; Ressurgência; Reorganização de classes de equivalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License