SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Reorganization and resurgence of instructed and modeled by contingencie equivalence relations: Effect of extinctionIntervention in group for parents: Description of procedures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ALVES, Érica Valeria  and  BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Relações entre a percepção da estrutura de um problema, a memória e a memória matemática. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 207-215. ISSN 1413-389X.

Este estudo partiu do pressuposto que, ao solucionar um problema matemático, o indivíduo, inicialmente, percebe seus elementos componentes, analítica e sinteticamente, isolando-os, estabelecendo hierarquia, combinações e relações entre eles. Considerando algumas relações teóricas entre a percepção da estrutura de um problema, a memória e a memória matemática, buscou-se estudar tais relações empiricamente. Trinta e dois sujeitos foram selecionados dentre 177 estudantes de quinta e oitava séries do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio, mediante o desempenho em uma prova matemática e uma prova para avaliar a memória matemática. Esses sujeitos foram submetidos ao teste das figuras complexas de Rey. Por meio de análise de correlação, foi obtido coeficiente de Pearson 0,54 entre os desempenhos na prova para avaliar a memória matemática e o teste de reprodução das figuras complexas. A análise qualitativa das relações entre os resultados obtidos por dois sujeitos mostrou que um deles, tendo percebido os elementos do mais geral aos mais específicos, tanto nos problemas matemáticos, como na figura complexa, teve maior facilidade em representá-los, retê-los e recuperá-los. O outro sujeito, entretanto, percebia na figura elementos justapostos sem que fosse estabelecida relação entre eles. Essa dificuldade de percepção e recuperação também foi observada na prova para avaliar a memória matemática.

Keywords : Memória matemática; Percepção; Habilidades matemáticas; Solução de problemas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License