SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Relations among mathematical memory, memory and perception of a problem structureTeachers' accuracy in identifying students with learning problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Intervenção em grupo para pais: descrição de procedimento. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 217-235. ISSN 1413-389X.

Este texto descreve, em detalhes, um procedimento de intervenção para pais que se mostra efetivo na promoção de práticas parentais positivas, no que se refere a habilidades sociais educativas parentais, a habilidades sociais de pré-escolares e, por outro lado, à redução de práticas negativas e problemas de comportamento, sendo um avanço em relação à literatura da área. Este trabalho é resultado de oito anos de implementação e avaliação de intervenções junto a esta população, em um Centro de Psicologia Aplicada de uma Universidade do estado de São Paulo, sendo o quarto modelo de intervenção, mais suscinto e efetivo na comparação com os anteriores. Discutem-se os resultados quanto à ampliação dos repertórios de clientes e crianças, bem como as suas implicações para as políticas públicas.

Keywords : Práticas parentais; Intervenção em grupo; Problemas de comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License