SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Relações entre a percepção da estrutura de um problema, a memória e a memória matemáticaAcuracidade do professor na identificação de alunos com dificuldade de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Intervenção em grupo para pais: descrição de procedimento. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 217-235. ISSN 1413-389X.

Este texto descreve, em detalhes, um procedimento de intervenção para pais que se mostra efetivo na promoção de práticas parentais positivas, no que se refere a habilidades sociais educativas parentais, a habilidades sociais de pré-escolares e, por outro lado, à redução de práticas negativas e problemas de comportamento, sendo um avanço em relação à literatura da área. Este trabalho é resultado de oito anos de implementação e avaliação de intervenções junto a esta população, em um Centro de Psicologia Aplicada de uma Universidade do estado de São Paulo, sendo o quarto modelo de intervenção, mais suscinto e efetivo na comparação com os anteriores. Discutem-se os resultados quanto à ampliação dos repertórios de clientes e crianças, bem como as suas implicações para as políticas públicas.

Palabras clave : Práticas parentais; Intervenção em grupo; Problemas de comportamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License