SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Intervenção em grupo para pais: descrição de procedimentoAnálise dos níveis de comunicação do aluno com surdocegueira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FEITOSA, Fabio Biasotto; PRETTE, Zilda A. P. Del  e  LOUREIRO, Sonia Regina. Acuracidade do professor na identificação de alunos com dificuldade de aprendizagem. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 237-247. ISSN 1413-389X.

Estudos internacionais mostram acuracidade do professor na identificação de crianças com dificuldades de aprendizagem. No Brasil, não se dispõe de dados de pesquisas que explorem essa acuracidade com indicadores diretos do desempenho acadêmico. O presente estudo teve como objetivos: (1) comparar a avaliação de professores sobre a competência acadêmica dos alunos com uma avaliação direta de desempenho acadêmico; (2) sondar a possibilidade de problemas de comportamento interferirem na avaliação dos professores na escala de Competência Acadêmica do Social Skills Rating System (SSRS-BR); e (3) apresentar dados preliminares de validação dessa subescala. Em dois estudos de correlação com 49 crianças de São Paulo (SP) e 22 de Cacoal (RO), os resultados mostraram que os dois indicadores de competência acadêmica foram correlacionados positivamente entre si e negativamente com problemas de comportamento, concluindo-se pela acuracidade do professor. Discutem-se implicações metodológicas para a pesquisa e a triagem das dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave : Dificuldades de aprendizagem; Psicopedagogia; Psicometria; Problemas de comportamento; Avaliação do professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License