SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Acuracidade do professor na identificação de alunos com dificuldade de aprendizagemA definição skinneriana de comportamento verbal e a arbitrariedade do signo lingüístico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira  e  COSTA, Maria da Piedade Resende da. Análise dos níveis de comunicação do aluno com surdocegueira. Temas psicol. [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 249-268. ISSN 1413-389X.

A comunicação é o grande obstáculo na educação das pessoas com surdocegueira. A visão e a audição são dois sentidos importantes no processo de aquisição da comunicação. A privação sensorial dessas modalidades causa sérios problemas de comunicação, mobilidade, informação e os surdocegos necessitam naturalmente de estimulação e suporte específico. O objetivo do estudo foi avaliar os níveis de comunicação de uma aluna adolescente com surdocegueira para programar, fortalecer e implantar formas de comunicação. Participaram do estudo uma adolescente e sua mãe, como mediadora. A compreensão da comunicação ocorreu por meio de gestos familiares e icônicos e, gestos isolados da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As sessões (15) foram filmadas e transcritas. Os dados foram categorizados e analisados conforme os níveis de comunicação propostos por Rowland e Stremel-Campbell. Houve uma diminuição das freqüências dos comportamentos em níveis mais primitivos e aumento gradativo nos níveis mais elaborados de comunicação.

Palavras-chave : Educação Especial; Comunicação; Surdocegueira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License